sábado, 12 de fevereiro de 2011

Bíblia, o Verbo que encontramos a cada dia.



“A Regra e a Vida dos Frades Menores é esta: observar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo...” (Rb 1,1)

“A forma de vida da Ordem das Irmãs Pobres, instituída pelo bem aventurado Francisco, é esta: guardar o Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo...” (RC 1,3)

“A Regra e a vida dos franciscanos seculares é esta: observar o Evangelho de Jesus Cristo...” (Regra OFS, 2).

“ Acreditamos e propomos o ideal Franciscano de Vida como forma atual de viver o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo...” (Manifesto da JUFRA, 4).

O Evangelho incontestavelmente é a mola propulsora da vida cristã franciscana, nele o próprio Verbo encarnado que habita em nosso meio (cf. Jo 1,14) manifesta a forma vitae a ser seguida. No entanto para que consigamos alcançar o discernimento do que a vontade de Deus tem para nós se faz necessário nos tornamos ouvintes atentos como Francisco de Assis (cf. LM 1).

A postura de quem ouve antes de tudo é de silenciar para ouvir quem fala, silêncio que não se reduz à inexistência de sons, mas a um estado de despojamento e disposição para acolher, internalizar e deixar que “queime dentro da alma como um fogo devorador” (cf. Lm 4) o que se está ouvindo.

No entanto algo será muito importante em toda nossa vida e disso dependerá nossa postura de ouvintes-praticantes, é o nosso encontro com o Evangelho. Esse gesto marcará profundamente nosso encontro com o próprio Cristo assim como marcou o de Francisco de Assis. Lembremo-nos de como foi nosso encontro com o Verbo, conscientes da situação... Quando foi que nos dispusemos a escutar o Evangelho como se o próprio Cristo estivesse realmente nos dirigindo a palavra? O Verbo encarnado que nos é manifestado em nossas Bíblias necessita que a cada dia seja renovado esse encontro, um encontro que gere em nosso peito o mesmo pulsar de quando dois jovens apaixonados se reencontram.

Somente o amor pelo Verbo é que nos motivará às ações transformadoras, para isso será necessário conhecê-lo profundamente e isso só pode ocorrer de uma forma: a prática do Evangelho. Que, na verdade, chega a ser uma redundância porque o Evangelho nunca foi simplesmente uma leitura Bíblica, é ação, é o Cristo agindo através das ações de cada um de nós, mesmo que para isso seja preciso começar a ler a Bíblia livro e cotidiano sagrado e assim ouvir o Senhor; é a igreja em contínua caminhada da qual a história talvez não seja acrescentada nas páginas sagradas que temos em nossas casas e que neste mês lembramos com mais cuidado , mas que será escrita no céu.

Seguir a forma de vida a que nos propomos: observar o Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, é um desafio que devemos vencer todos os dias, e se não vencermos que cresçamos com nossas derrotas e tentemos novamente. Pois, “irmãos, vamos começar tudo de novo, porque até agora pouco ou nada fizemos” (Francisco de Assis).

Aldo Luciano Corrêa de Lima
Formador, Regional Norte 3 – Pará - Oeste
Postado por Aldo Luciano Lima às Segunda-feira, Setembro 06, 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário